O Voleibol, chamado também de vôlei é um esporte que pode ser praticado em quadra coberta ou aberta. As equipes se dividem e cada uma fica com metade da quadra para jogar. São seis jogadores para cada lado e o objectivo e que a bola sempre caia na quadra do adversário enquanto defende-se a própria quadra para que a bola não caia nela. O vôlei foi criado em 1895 nos Estados Unidos por William George Morgan que trabalhava na Associação Cristã de Moços. Foi um esporte criado com o intuito de reduzir o impacto entre os jogadores e assim diminuir o número de lesões.
Em 1947 foi criado a primeira federação de vôlei, a FIVB e logo após foi realizado e criado a primeira competição, o Campeonato Mundial de Voleibol; somente praticado pelos homens. Já em 1964 o vôlei passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Podem praticar voleibol meninos e meninas.
Variações desse mesmo desporto surgiram, como a criação do vôlei de praia. As regras são basicamente as mesmas, o que muda são o número de jogadores que são apenas dois e o campo que é usado, já que o vôlei de areia é praticado na praia ou em um local com areia.
Actualmente, para se praticar vôlei é necessário ter 6 jogadores para cada equipe. As equipes são dividas por uma rede e nenhum jogador pode tocar na rede. A bola só pode atravessar a quadra se passar pela rede. O jogo começa com um dos time sacando e só acaba quando atinge o número mínimos de pontos para fechar o período.
O vôlei é dividido em três sets, que não tem duração de tempo demarcada, só acaba quando um dos times alcançar 25 pontos; após isso, a diferença entre eles deve ser de 2 pontos. Cada time deve tocar, no máximo três vezes na bola antes de que ela passe pela rede; tocar mais de três vezes na bola é considerado punição. O campo do vôlei mede 18 x 9 metros e a rede fica a uma altura de 2,43 metros no masculino e 2,24 metros no feminino; essa é a única diferença entre o vôlei praticado por homens e mulheres.
Fonte: http://www.blogdacrianca.com/tudo-sobre-o-voleibol-historia-e-regras/#ixzz2ALhD46EN
Nenhum comentário:
Postar um comentário